Google
Custom Search

28 de mar. de 2009

OS TEMAS DO GRANDE CONFLITO

"Você não crê que Eu estou no Pai e que o Pai está em Mim? As palavras que lhes digo não são apenas Minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em Mim, está realizando a Sua obra." João 14:10

DEIXE QUE
DEUS SEJA DEUS. Embora a Bíblia não dê uma explicação sistemática dos assuntos em questão no grande conflito, podemos entender no retrato bíblico global que esses assuntos se concentram no caráter de Deus e em torno da lei de Deus, que revela esse caráter.

Deus é infinito e nós somos finitos; Deus é
onipotente e nós somos fracos. Somos mortais no estudo de um mistério divino. Deus é santo; nós somos pecadores. Vamos tirar os sapatos (Êxodo 3:5,6) ao buscarmos entender os modos como Sua graça e amor são as principais armas de Deus no grande conflito.

A Lei de Deus
"O dragão irou-se contra a
mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus." Apoc. 12:17.

Se Satanás faz
guerra contra o povo de Deus porque este é fiel à Sua lei, podemos concluir que um dos assuntos do grande conflito é essa lei.
A Bíblia diz que "todo aquele que pratica o
pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei". 1 João 3:4. Mas pecado é mais do que ilegalidade. Leia o Salmo 40:8. Esse texto messiânico identifica os princípios da lei de Deus com Sua vontade pessoal. Pecado, então, também é rebelião contra o próprio Deus.
Então, quando
1 João 3:8 diz que "o diabo vem pecando desde o princípio", parece que desde o começo do grande conflito Lúcifer se rebelou contra Deus, questionando a necessidade de se obedecer à Sua lei.

O caráter e a autoridade de Deus-
2 Crônicas 20:6; Dan. 7:14; João 3:16
A palavra que o Novo Testamento usa para descrever o amor de Deus é agape. Ela significa amar em seu sentido mais elevado,
pleno e abnegado. Toda a Bíblia retrata o amor de Deus, mas em nenhuma parte com mais clareza do que na cruz. 1 João 4:9 e 10. A lei, a misericórdia, a providência e o juízo de Deus estão todos em harmonia com Seu amor. Até mesmo a ordem que deu a Adão e Eva a respeito da árvore do conhecimento do bem e do mal originou-se desse amor. Deus não apenas ama; Ele é amor. Este amor inclui "misericórdia", "paciência" e "bondade".
Um dos versos mais famosos da Bíblia é
1 João 4:8: "Deus é amor". O que significa isso? Se dissesse que "Deus demonstra amor" ou que "O amor é uma manifestação do caráter de Deus", seria mais fácil entender. Mas "Deus é amor"? O amor é uma emoção, um princípio, ou (para ser mais técnico) é uma reação química específica no cérebro? Como, então, entendemos a idéia de que Deus é amor?

Em
João 8:44, Jesus declara que "desde o princípio", Lúcifer foi mentiroso e assassino. Deste modo, ele estava violando a lei de Deus (Êxodo 20:13,16), que, em essência, é Seu caráter. Mas a quem ele matou ou mentiu "desde o princípio" (isto é, antes de ser expulso do Céu)? Tanto Jesus como João declaram que a ira e o ódio são as forças motivadoras do assassinato. Mat. 5:21 e 22; 1 João 3:11-15. Então, em João 8:44, Jesus aparentemente está mencionando as emoções que Lúcifer estava abrigando no coração ao espalhar mentiras no Céu sobre o caráter de Deus. Na realidade, ele estava "assassinando" a Deus .
Deus o Filho –
Mat. 4:8-11; João 14:10


No Céu, Satanás procurou obter para si mesmo a
adoração que só Deus merece. Isa. 14:12-14. E, se não bastasse – na Terra ele tentou conseguir que até o Filho de Deus o adorasse! Em troca daquela adoração, Satanás ofereceu a Cristo "todos os reinos do mundo e seu esplendor".
Mas os reinos do mundo eram realmente dele, para que os oferecesse? Pelo contrário, eram propriedade roubada, mas por estarem em suas mãos, Satanás propôs negociar com eles para tirar proveito. Cristo
era o verdadeiro dono, e Sua propriedade estava baseada no fato de que Ele criou todas as coisas. (João 1:3). Ele nunca abdicou de Seus direitos.

O que torna Cristo (e não Satanás) o verdadeiro "dono" deste mundo?
Col. 1:16
A idéia de que Cristo é o proprietário do mundo está relacionada com a última das três tentações de Jesus, onde Sua condição como Deus, o Filho, o Criador, é outro
tema do grande conflito:
1. Satanás disputou a posição inigualada de Cristo.2. Satanás tinha inveja da posição de Cristo na divindade, e na Terra achou que poderia fazer Cristo curvar-Se perante ele. 3. Satanás sabia que só Deus é digno de adoração e que, como Deus o Filho, Cristo é digno da adoração de todos os seres criados. Se o adorasse, Cristo estaria expondo dúvidas quanto à Sua própria posição na Divindade. 4. A missão de Jesus era recuperar para o Pai a "propriedade roubada" por Satanás, derramando Seu
sangue pelo pecado.

A
justiça e a misericórdia de Deus – Apoc. 12:10; Zac. 3:1-5
Satanás, Jesus disse, é um mentiroso; ele é também o "acusador de nossos irmãos". Quais são algumas das acusações que Satanás faz contra nós? Ele tem mesmo que mentir a nosso respeito? A verdade de nossos atos não é suficiente para nos condenar? Neste caso, qual é nossa única defesa contra essas acusações?

Até o observador casual pode ver que dilema o pecado deve ser para Deus. Ele não
ama menos Suas criaturas porque pecaram (Oséias 11:8). Mas como um Deus santo pode ser fiel à Sua própria natureza quando perdoa o pecador? A seguinte ilustração nos ajuda a entender:
Martinho Lutero sonhou que estava diante do
trono do juízo de Deus, onde Satanás estendia uma longa lista com um cuidadoso registro dos incontáveis pecados de Lutero. Com grande intensidade, o acusador argumentava diante de Deus: "Este homem não pode entrar no reino. Ele transgrediu os mandamentos inúmeras vezes. Ele merece a morte. Ele não pode entrar no Céu onde só os leais e os obedientes vivem." Martinho Lutero, então, ordenou que Satanás tirasse a mão da frente da lista. Satanás disse: "Não!" Lutero novamente ordenou que tirasse a mão, e novamente o diabo recusou. Finalmente, Lutero disse: "Em nome de Jesus Cristo, retire a mão." Satanás então tirou a mão da lista, e estava escrito: "O sangue de Jesus Cristo limpa Martinho Lutero de todos os seus pecados."

Aqui está o mistério da cruz, o mistério de como Deus pode ser
justo e misericordioso. Na cruz, Ele derramou Sua justa indignação contra o pecado. Esta é a justiça de Deus. Mas Ele a derramou sobre a pessoa de Jesus, não sobre nós, que merecíamos aquele castigo. Esta é a misericórdia de Deus. Assim, foi pela cruz, e só pela cruz, que Deus foi capaz de ser justo e misericordioso ao mesmo tempo.

As prerrogativas de Deus –
Deut. 10:12 e 13; Mat. 7:21; Apoc. 14:7
Quando entendermos (no que for possível) o que Deus fez por nós, quando aceitarmos Suas atividades em nosso
favor e as aplicarmos à vida com a ajuda do Espírito Santo, poderemos temer a Deus. Temer a Deus significa buscá-Lo com temor e reverência, ser completamente leais a Ele e render-nos totalmente à Sua vontade. Veja Deut. 4:10.

"O Criador do Universo é o verdadeiro e único objeto de adoração. Nenhum homem ou
anjo é digno de adoração. Esta é uma prerrogativa exclusiva de Deus. Ser criador é uma das características do verdadeiro Deus, em contraste com as deidades falsas (Jer. 10:11 e 12). O chamado para adorar a Deus como Criador tornou-se especialmente atual nos anos que seguiram a pregação inicial da mensagem do primeiro anjo, por causa da rápida expansão da teoria da evolução. Além disso, o chamado para adorar ao Deus do Céu como Criador de todas as coisas permite entender que deve ser dada atenção devida ao sinal das obras de criação de Deus – o sábado do Senhor. Tivesse o sábado sido guardado como Deus pretendia, este teria servido como grande proteção contra a infidelidade e a evolução." – SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 828.
Na raiz do grande conflito estão envolvidos vários assuntos. Alguns desses assuntos incluem a lei de Deus, Seu caráter e Sua autoridade, Sua justiça e Sua misericórdia, Suas prerrogativas e a posição de Seu Filho, Jesus. Satanás levantou essas questões quando ainda era um anjo de luz no Céu, e ainda está trazendo esses assuntos globalmente e em nossa vida pessoal. Mas graças a Deus por Seu amor e misericórdia – duas armas indestrutíveis na disputa contra o pecado.

Fonte: biblia online net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe comentarios obrigado.

Postagens populares